Translate

domingo, 26 de março de 2017

Escala de Mohs

"Escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais*, isto é, a resistência que um determinado mineral oferece ao risco, ou seja, à retirada de partículas da sua superfície. O diamante risca o vidro, portanto, é mais duro que o vidro." Wikipedia
"A dureza é uma propriedade mecânica da matéria sólida que determina sua resistência ao risco. No campo da Mineralogia, para quantificar a dureza de um mineral, utiliza-se a Escala de Mohs. Essa escala foi desenvolvida pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs no ano de 1812 e é formada por 10 minerais organizados em ordem crescente de dureza. Observe:
1      Talco
2      Gipsita
3      Calcita
4      Fluorita
5      Apatita
6      Ortoclásio
7      Quartzo
8      Topázio
9      Coríndon
10    Diamante

Pela Escala de Mohs, qualquer mineral risca o anterior e é riscado pelo próximo. O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais. Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante." Infoescola.
* Segundo o google, mineral:
adjetivo de dois gêneros
  1. 1relativo ou pertencente aos minerais.

    "reino m."
  2. 2.
    que não é orgânico; inorgânico.

Segundo, Departamento Nacional de Produção Mineral:
Minerais, do latim minera , são compostos químicos naturais (raramente elementos nativos), formados a partir de diversos processos físico-químicos que operaram na crosta terrestre. A maioria esmagadora desses compostos ocorrem no estado sólido e compõem as rochas.
Um mineral que pode ser explorado economicamente passa a ser denominado de  minério e, à atividade referente à sua extração, chamamos mineração.
Estudos experimentais demonstram que cada mineral é formado sob uma condição físico-química específica, ou seja, a uma determinada temperatura, pressão e concentração dos elementos químicos presentes no sistema.
Os minerais se mantêm imutáveis até que as condições ambientais atinjam os limites de sua estabilidade, a partir do que são substituídos por outros mais estáveis sob a nova condição. Alguns minerais, porém, possuem limites de estabilidade muito amplos e são praticamente imutáveis, como o diamante, o coríndon, o grafite, etc.
Os minerais possuem uma grande variedades de propriedades (cor, dureza, brilho, índice de refração, transparência, clivagem, peso específico, etc), das quais ao menos uma delas serve para distingui-lo de todos os demais.
Fontes: 
Dicionário de Mineralogia - Pércio de Moraes Branco





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, leitor(a), tudo bem? Comente! Em breve responderei. Fique de olho em seu e-mail. Abraço e apareça sempre ^^