Já ouviram a frase “Pelos poderes a mim concedidos, eu vos declaro marido e mulher”? Quem nunca?
Será que o padre, o pastor ou qualquer outra autoridade religiosa tem mesmo “poder espiritual” para declarar um casal como casados? Quando é dita a “frase mágica” o casal se torna um só diante de Deus? Afinal, o que a Bíblia nos diz sobre isso?
2) Assim, o casamento não está nas mãos de uma autoridade religiosa como sua posse! Jesus disse sobre o casamento: “O que Deus uniu não separe o homem!” Veja que Deus é quem une, não o ser humano. Procure na Bíblia se Deus dá esta autoridade ou poder para alguém.
3) O casamento de pessoas não cristãs - como ateus, índios, ou de qualquer outra religião - é considerado por Deus como um casamento válido. De outra forma, jamais poderíamos dizer a um ateu que ele está em adultério se estiver traindo sua esposa!
“Você está dizendo então que se duas pessoas apenas começam a morar juntas elas já são casadas diante de Deus?” NÃO!
Cristo fala para a mulher samaritana "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; E O HOMEM COM QUEM AGORA VIVE NÃO É SEU MARIDO." (João 4:17,18). Veja, ela morava com alguém, mas o próprio Jesus disse que este casal, mesmo morando juntos, não eram Marido e Esposa!
Então o que é necessário para Deus considerar a união entre um homem e uma mulher como um CASAMENTO?
Estas são os pré requisitos bíblicos:
1) O homem e a mulher tem que estarem em acordo de se unirem como casados;
2) É preciso um reconhecimento PÚBLICO desta união, quer seja pela Igreja (casamento religioso), quer seja pelo Estado (casamento civil), ou então pela sociedade onde eles moram (exemplo: aldeia de índios). A união do casamento é como um contrato seríssimo e com testemunhas, e demonstra a seriedade do compromisso do casal para a vida toda.
3) A união sexual.
Quando há esses 3 elementos, há um casamento verdadeiro CONFIRMADO POR DEUS e aceito por Ele. A partir deste momento o casal é considerado como uma só carne e não pecam quando tem relações sexuais.
Não é o homem nem alguma autoridade religiosa quem une um casal. É Deus. Ele é o único que tem esse poder e Ele é testemunha de todo casamento, quer as pessoas envolvidas acreditem em Deus ou não.
O Estado e a Igreja podem apenas reconhecer este acordo entre o homem e a mulher, servirem de testemunhas, assim validando-o. Mas o Estado e a Igreja não possuem “o poder” de selar essa união espiritual. Apenas Deus tem. “O que DEUS uniu, não separe o homem”, portanto o homem não tem poder para unir e nem para separar!
Isso que eu disse aqui não torna o casamento algo banal, muito pelo contrário! Mostra o quanto que ele é sério e que a sociedade de hoje o esta banalizando! Afinal Deus exige responsabilidade DE TODO CASAMENTO e não somente daqueles feitos numa igreja. Deus quer que todos os casados, mesmo não cristãos, cumpram os padrões dEle para o casamento e, se não o fizerem, estarão acumulando ainda mais pecados sobre suas cabeças.
Vamos colocar todos os nossos valores com base na palavra de Deus, e não na tradição humana. Só assim vamos honrar a Deus da maneira correta.
---------
E aí, gostou da informação bíblica? Ajude compartilhando, curtindo e comentando.
Contato: abiblianaodiz@gmail.com
Deus nos guie pelo o que a Bíblia diz
---------
Meu comentário sobre:
Uma coisa que eu preciso acrescentar: uma coisa é casamento, outra coisa é matrimônio. O casamento é um contrato em si, é algo mais civil. O matrimônio é o instituído por Deus. Muita gente está casada, mas não em matrimônio! Pelo post eu concluí que o ideal é estar em matrimônio e em casamento ao mesmo tempo. Essas questões de matrimônio e casamento são muito delicadas, pois o matrimônio entre um homem e uma mulher, tão somente, é uma representação do matrimônio entre Cristo e a Igreja. Acredito que para tal, em ambos os casos, o corpo tem que ser mortificado para que o Espírito cresça e prevaleça, para que não ocorra as obras da carne durante o noivado (não existe namoro na Bíblia), como por exemplo a fornicação, entre outras coisas. É muito delicado e TEM que ser levado muito a sério pelas partes envolvidas!!! Está tudo banalizado, reflexo de como o Mundo está!
------------
Obs: O Instagram da página A Bíblia Não Diz é @abiblianaodiz ou clique aqui
O facebook é: A Bíblia Não Diz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, leitor(a), tudo bem? Comente! Em breve responderei. Fique de olho em seu e-mail. Abraço e apareça sempre ^^