Translate

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Uma página do livro Extraordinário de R. J. Palacio

Estou lendo o livro Extraordinário emprestado pela minha amiga Aisla. A página 72 contém a seguinte passagem:

O preceito do Sr. Browne de outubro

Nesse mês, o preceito do Sr. Browne foi:

SEUS FEITOS SÃO SEUS MONUMENTOS

  Ele nos disse que isso estava escrito na tumba de algum egípcio que morreu há milhares de anos. Como estávamos prestes a começar a estudar o Egito Antigo em história, o Sr. Browne achou que seria uma boa escolha como preceito.
  Nosso dever de casa era escrever um parágrafo sobre o que achávamos que aquilo significava ou qual era a nossa opinião a respeito. Eu escrevi:

Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós. Só que, em de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.






quarta-feira, 26 de abril de 2017

"Pode falar dez línguas, Mas se não aceitar as diferenças, continuará sendo um bárbaro" (Leandro Karnal)

Agora um texto do Portal Raízes que eu gostaria de compartilhar com vocês, vale a leitura:


Nem todo preconceito gera uma discriminação. Mas toda discriminação parte de um preconceito. É necessário que estudemos os nossos preconceitos a fim de que eles não se transformem em discriminação. Pois, tudo o que o inferno significa está contido na palavra “discriminação” porque dela flui: a xenofobia, homofobia e todas as outras palavras usadas para conceituar o comportamento do indivíduo que não aceita as diferenças. Não aceita ao ponto de odiar aqueles a quem ele julga “diferentes”.

A discriminação quando não autocriticada pode desencadear fobias. Segundo o pesquisador Paul Errara, a palavra fobia é derivada da palavra grega para terror ou estrangulamento. Phobos era um deus grego que causava pânico e medo entre os inimigos daqueles que o adoravam.

Nos últimos dias assistimos a notícia de um massacre numa boate gay em Orlando. O atirador homofóbico matou 50 pessoas e 53 ficaram feridas. Se ainda não sabemos lidar com as diferenças integrais, como saberemos lidar a ‘polissexualidade’?

O professor Leandro Karnal faz uma relevante proposta de reflexão acerca deste assunto. Fizemos a transcrição de um trecho de sua palestra: Tolerância ativa.

“Existe uma proposta de um professor chamado Francis Wolff, num livro chamado Civilização e Barbárie, em que ele faz a seguinte pergunta: “Quem é o bárbaro atual?”. O livro organizado pelo professor Adauto Novaes, chama-se Civilização e Barbárie, e um dos primeiro artigos pergunta “Quem é o bárbaro?”. A tendência grega tradicional era dizer “Quem é bárbaro é quem não fala grego, quem está fora da minha cultura. O latino: É bárbaro quem está fora da cultura romana”.  Pro chinês é bárbaro todo mundo que não seja chinês. Bem, o bárbaro era visto como não civilizado. A proposta deste texto é pensar que a barbárie floresceu, por exemplo, no exemplo citado do nazismo, no país mais culto da Europa que era a Alemanha. No país que lia Kant em alemão. Tenta imaginar o que é isso: Ler Kant em alemão. O país que lia Kant em alemão, produzido Bach e Beethoven. Bom, o país que produziu tanta cultura formal incendiou uma das crenças mais bárbaras do século 20 e um modelo de barbárie. O que proponho de novo neste texto?

É bárbaro todo aquele que propõe, na sua teoria, a exclusão do outro.  É civilizado, seja um índio ianomâmi, ou um alemão, todo aquele que propõe a aceitação da existência do outro. Então ele foge ao termo Civilização e Barbárie tradicional, oferece uma saída para esse caminho e vai nos dizer exatamente isso. Acho que o fundamentalista que prega a eliminação do outro deve ser tratado como racista, ou seja, como uma patologia ‘educar’ e, segundo caso: não sendo possível a educação, deve ser encarcerado. Por quê? Porque não é possível conviver com pessoas que quer lhe excluir da humanidade. Não é possível.

A não aceitação das diferenças é problema tanto patológico como baixa inteligência e falta de caráter. Ou uma combinação das três coisas. O fundamentalismo não precisa ser ‘falta de caráter’. Eu ainda acho que se pode educar para a Tolerância Ativa, princípio que eu defendi quando elaborei os cinco volumes para o ensino religioso em São Paulo, que é o ensino leigo, não baseado em religião. Nós propusemos nesses volumes o chamado ‘tolerância ativa’. O que é tolerância ativa? Não é que eu tolero que você seja presbiteriano eu, católico? Não é que eu tolero. Eu acho fundamental que exista essa diversidade. E não existiria mundo e o mundo seria um lugar terrível se você não fosse presbiteriano e eu católico. Isso é tolerância ativa. Não é que eu diga assim: “Até que eu tolero um gay, desde que não chegue perto”. É fundamental que existam gays. É fundamental pessoas de diversas etnias, é fundamental que existam diversas opiniões, inclusive contrárias à minha.

Essas divergências tornam o mundo um lugar horrível. Quem aceita isso é civilizado. Quem não aceita isso é bárbaro. Pode falar dez línguas, continuará sendo um bárbaro. Ou seja, eu compartilho dessa ideia de que o fundamentalista é violento, tal como o racista, tal como o pedófilo. Tenho que ser reeducado, talvez com uma educação formal, eletrochoque, prisão, alguma coisa que funcione e, não funcionando, ele ter de ser isolado da sociedade. Ou talvez se pudesse escolher uma ilha para onde mandassem todos esses tipos de pessoas que querem excluir os outros. Só os violentos. Porque se não for a violência, se apenas disser: na minha concepção você vai para o inferno, isso não me afeta. Isso não me afeta… isso é apenas um problema de debate. Na verdade, o limite da liberdade é o limite de eu poder me expressar e a questão da dignidade do corpo, em particular.

Agora, se alguém acha que eu vou pro inferno por algum motivo, eu também reconheço o direto dessa pessoa também me mandar pro inferno. Como se atribui a Voltaire, mas também não é dele, curiosamente, “Eu não concordo com uma palavra do que me dizes, mas defenderei à morte o direito de dizeres”. Não é dele, mas é uma frase que ilustra bem o pensamento de Voltaire: tolerância. É fácil ser tolerante com a ideia parecida com a minha. O difícil é ser tolerante com a ideia oposta à minha. É o choque entre pólos que não conseguem entender que o outro possa estar correto. E aí as próprias religiões dão a solução: o primeiro princípio é uma regra áurea, comum a quase todas as religiões, não fazer ao outro o que não quer que seja feito a si. Essa regra áurea que Norman Rockwell, que fez um pôster que está na ONU, é a norma básica: colocar-se no lugar do outro e, segundo os budistas e cristãos, é compaixão. O que significa isso? Compassione em latim: eu sinto junto. E sentindo junto eu penso o que perturba o outro. Esse é um exercício fascinante. A compaixão a todo o momento.

Porque como lembrou Sartre, e de alguma o Papa Paulo XVI, que era uma pessoa hamletiana, melancólica, né?  Como lembrou Sartre: “o inferno são os outros” e, nós somos o inferno dos outros. Só quem vive feliz é Robinson Crusoé até que Sexta Feira chegue à sua ilha. Viver em sociedade é uma negociação permanente e essa negociação é dura. É árdua em vários sentidos”. Leandro Karnal



BALEIA ROSA contrapõe os desafios contra a vida do jogo da baleia azul

  Em reação à Baleia Azul, jogo na internet que incentiva o suicídio, uma dupla de publicitários paulistanos resolveu criar uma versão positiva do game: o Baleia Rosa. “Meu amigo começou a me contar o que era o jogo Baleia Azul. Vi uns vídeos de youtubers falando sobre o assunto e fui atrás da lista (de tarefas). Fiquei muito mal com o que eu li”, conta uma das idealizadoras da página, de 30 anos, que prefere não se identificar.

  Diante da perplexidade com o "game", ambos tiveram a ideia de criar a Baleia Rosa e fazer posts otimistas com 50 tarefas que façam bem ao outro e ao próprio jogador. Entre as propostas da "baleia do bem" estão tarefas como "Converse com alguém com quem você não fala há muito tempo" e "Grite na rua: eu me amo". "Fomos lendo a lista da Baleia Azul e tentamos fazer o extremo oposto", diz a publicitária.

Em apenas 6 dias no ar, a página no Facebook já tem quase 5 mil seguidores e não para de crescer. "Fiz um pequeno anúncio no Facebook e marquei no filtro as pessoas mais propícias a buscar a Baleia Azul. Minha intenção era chegar às pessoas que estavam buscando o 'errado' para dar outro visão a elas", conta a publicitária. Desde que a página foi criada, já recebeu mensagens até de professores falando que usariam as novas tarefas com os alunos na escola. "Se tornou uma corrente do bem. A gente viu que tem muita gente copiando os  posts e ficamos felizes com isso."
Publicações de pessoas em depressão e pedidos de ajuda também aparecem, segundo a publicitária. Para atendê-las de forma profissional, a dupla procurou uma amiga psicóloga que lê os textos e responde. “Em alguns casos, orientamos para procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida)”, destaca.

Fonte: http://www.tribunapr.com.br/noticias/brasil/em-reacao-a-baleia-azul-publicitarios-criam-lista-de-tarefas-do-bem/ 

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Livro Terapia da auto-estima - Karen Katafiasz. Ilustrações de R.W.Alley

  Minha amiga Aisla Graciele me deu um livrinho da editora Paulus que gostaria de compartilhar com todos, mas antes, vamos saber o que significa autoestima segundo o livro:

"A autoestima toca o íntimo da identidade individual, afirmando que você é aceito e amado exatamente como você é. Sem uma autoestima adequada, você é invadido por uma sensação dolorosa de estar errado e de ter vergonha de si mesmo e por um vazio que você pode tentar preencher de formas prejudiciais e fúteis.
O livrinho Terapia da Autoestima o convida a entrar no seu íntimo para encarar o vazio interior. Com uma intuição suave e estimulante, as mensagens aqui contidas demonstram como o poder de curar sua autoestima ferida está dentro de você mesmo."

  Há 48 terapias na série, e o que ela me deu é a terapia de número 3. Vamos ao livro digitado:

Apresentação

  Algumas pessoas passam toda a sua vida recusando-se a encarar um vazio que têm dentro de si, um vácuo que transmite uma sensação dolorosa de algo errado e vexatório sobre si mesmas.
  Várias são as formas que as pessoas usam para tentar encobrir o sofrimento: umas utilizam o sucesso e as realizações materiais, outras o entorpecem com um comportamento doentio, e outras ainda recorrem a terceiros para que estes preencham esse "buraco na alma", como John Bradshaw o denomina.
  Essas pessoas estão desprovidas de autoestima.
  Autoestima é mais do que se sentir confiante ou repetir afirmações positivas. A autoestima penetra no âmago da nossa identidade pessoal, levando consigo a crença de que somos aceitos, respeitados e amados como somos - com todos os nossos sentimentos, sensações e também imperfeições.
  A fonte da autoestima está na mais tenra infância: ela nasce no instante mesmo em que o bebê, absolutamente vulnerável, procura meios de satisfazer suas necessidades através da ação solícita de um adulto. Essas necessidades vão além da alimentação e da segurança física. Para poder se desenvolver, uma criança precisa ser reconhecida, aceita e amada incondicionalmente. Essa é uma tarefa que mesmo um pai ou uma mãe com as melhores intenções nem sempre consegue cumprir.
  A boa notícia é que, como adulto, você tem o poder de mudar aquela sensação interior de algo errado e de preencher aquele vazio. Com uma intuição alentadora, a Terapia da Auto-estima o convida a penetrar no seu íntimo mais profundo para curar sua autoestima ferida. Marque um encontro hoje para uma Terapia da Autoestima!

1. Você é um filho maravilhoso, especial, amado e amável de Deus. Você é um sinal único na criação que não pode ser duplicado. Conscientize-se dessa realidade. Ela é a base da autoestima. Ninguém e nada pode tirar essa realidade de você.
2. Autoestima é mais do que um ar de autoconfiança, uma atitude superior, mensagens positivas rodando em seu toca-fitas interior ou um andar empertigado pelo mundo. Autoestima é estar verdadeiramente à vontade e em paz consigo mesmo. É o conhecimento íntimo profundo de quevocê tem importância e de que é aceitável exatamente como você é.
3. Autoestima é uma solidez no âmago do seu ser. Sem autoestima suficiente, você sente um vazio dolorido, um "buraco na alma" que anseia por ser preenchido. Perceba esse vazio. Só você pode preenchê-lo.
4. A vergonha destrói e desaloja a autoestima. Ela corrói o seu espírito, cavando um vazio interior. Ela produz um peso na base do do seu ser mesmo quando o faz sentir-se vazio. Fique atento à vergonha que está a espreita dentro de você.
5. Uma vergonha "saudável" lhe diz que você fez algo terrivelmente errado. Uma vergonha "tóxica" lhe diz que você é terrivelmente errado. Você precisa lidar com os dois tipos de vergonha.
6. Você cria e fortalece a autoestima quando vive com integridade, em harmonia com os seus valores. Com ponderação e consciência, escolha princípios significativos sobre os quais alicerçar sua vida. Entregue-se a eles com todo o seu coração.
7. Quando suas ações desonram seus valores, você sente uma vergonha "saudável". Para remover essa sensação, admita o que fez, aceite a responsabilidade pelas consequências e dê satisfação à pessoa que você magoou. Em seguida, perdoe a si mesmo.
8. Quando se perceber fazendo alguma coisa de que não gosta, investigue abaixo da superfície para descobrir o que está comandando suas ações. Se sua ação for movida por necessidades não satisfeitas, dê atenção a essas necessidades. Procure orientação espiritual ou psicológica quando apropriado.
9. Você pode usar a vergonha "saudável" para aprender, para se desenvolver, para se tornar sempre um pouco mais a pessoa que você quer ser. Depois de assumir a responsabilidade e de dar satisfações, decida o que você precisa fazer para garantir que suas ações futuras estejam em harmonia com os seus princípios.
10. Você desenvolve a autoestima não somente fazendo coisas boas, mas também fazendo bem as coisas. Reconheça e aceite os pontos em que você brilha e partilhe esse brilho com o universno.
11. Reflita sobre aqueles momentos em que você se sentiu bem consigo mesmo. Reviva a sensação de força, de autoaceitação e de serenidade que então preencheu o seu ser. Quando sua autoestima estiver vacilante, abasteça-se no manancial dessas lembranças emocionais e deixe que os sentimentos fluam através de você uma vez mais.
12. Desafie-se constantemente a crescer, mesmo quando isso puder signifcar fracasso. Veja seus erros como oportunidades de aprendizado - não como ocasiões de vergonha - no caminho para se tornar tudo o que você tem intenção de ser.
13. Imagine a autoestima como um raio de energia que vibra desde os pés até o topo da acbeça. Esse raio o firma numa apreciação sólida de quem você é agora e ao mesmo tempo o alça para aspirações mais elevadas - na direção das estrelas.
14. O vazio e a sensação de estar errado que surgem com a autoestima baixa podem ser insuportavelmente dolorosos. Trabalhe para desenvolver a autoestima de uma maneira sadia e erradique a vergonha. Se não fizer isso, você correrá o risco de utilizar formas prejudiciais e derrotistas para se sentir melhor.
15. Procure não encher o seu vazio interior ou aliviar a sua dor com substâncias ou comportamentos que alteram o seu estado de espírito. Embora você possa ter a impressão de se sentir melhor inicialmente, essas "soluções" são falsas e passageiras, e no fim irão diminuir ainda mais a sua autoestima.
16. O sucesso material e as realizações podem desviar sua atenção por um certo tempo, mas não lhe trarão a autoestima verdadeira nem removerão seu sofrimento. Você precisa encarar o vazio que está dentro de você.
17. Depender da aprovação das outras pessoas para se sentir melhor consigo mesmo é como um vício. Isso funciona por um tempo; logo você terá de continuar buscando essa aceitação indefinidamente.. E assim, nesse processo, você vai se perder. A aprovação de que você precisa é a sua própria.
18. Talvez você se sinta melhor consigo mesmo criticando os outros, atacando-os e competindo com eles. Pare. Isso só o levará à exaustão e o encherá de amargura.
19. Talvez você queira se livrar dos seus sentimentos de culpa projetando-os nos outros. Acontece, porém, que a vergonha voltará a se acumular dentro de você. Perceba quando você envergonha os outros na tentativa de se libertar da própria vergonha.
20. Esteja alerta quando a vergonha "tóxica" lhe enviar a mensagem não de que você cometeu um erro, mas de que você é um erro. A vergonha tóxica é tão fatal para o seu espírito como uma substância química o é para seu corpo. Empenhe-se em se livrar dela.
21. A vergonha tóxica é como um sítio arqueológico, com camadas de mensagens de vergonha que se acumularam ao longo dos anos. Para desenterrar o "você" que está bem embaixo, há necessidade de paciência, trabalho penoso e análise minuciosa do conteúdo de cada camada. Vale a pena.
22. Para desenvolver a autoestima você precisou - na fase de crescimento - do alimento do amor e do carinho que afirmou o seu valor, como um reflexo da dignidade e do valor que lhe foram dados por Deus. Lembre-se do alimento que você recebeu e trate com carinho os que o alimentaram.
23. Se você chegou à idade adulta com a autoestima abalada, isso aconteceu porque você recebeu mensagens distorcidas e vergonhosas sobre você mesmo; ou ainda você não recebeu mensagens positivas suficientes que afirmassem seu valor. Agora você tem o poder e a responsabilidade de curar sua autoestima ferida.
24. Quando você sofre com a sensação de "estar errado", quando você percebe que tem vergonha de ser você mesmo, reserve um tempo para avaliar o que está acontecendo. O que você ouve no seu íntimo mais profundo? Você pode mudar a mensagem.
25. Se, na sua infância, pessoas de respeito negligenciaram, rejeitaram ou maltrataram você, ou usaram a vergonha para discipliná-lo, você provavelmente se atribuiu sentimentos de que era mau, indigno e inadequado. Lamente o que lhe foi feito. Em seguida, defina se essas crenças ainda reverberam em você; oponha-se a elas com a verdade.
26. O preconceito e a ignorância podem produzir mensagens culturais que o envergonham e que agridem sua autoestima, sugerindo que você parece errado, que tem a herança ou a religião erradas ou que, de alguma forma, não possui as qualidades desejadas ou necessárias. Se você internalizou essas mensagens, extirpe-as.
27. Muitas mensagens de vergonha em nossa sociedade se referem ao corpo e às funções físicas. Examine a vergonha que você sente do seu corpo. Substitua essa vergonha por uma valorização da extraordinária obra-prima que Deus criou.
28. Quando os outros procuram envergonhá-lo, talvez eles ajam dessa forma devido a um padrão que usam numa tentativa desesperada - e inútil - de se sentir bem consigo mesmos. E você pode reagir movido pelo seu próprio padrão de aceitar a vergonha que eles lhe impingem. É muito possível que eles não alterem o padrão deles, mas você pode mudar o seu.
29. Não fique condenando as pessoas que o envergonharam e que prejudicaram sua autoestima; isso o torna vítima delas. Em vez disso, rejeite o ato que praticaram e perceba que as mensgaes que lhe enviaram refletem a vergonha que sentem de si mesmas e a sua própria baixa autoestima, e nunca a realidade de quem você é.
30. Se, quando criança, as pessoas o envergonhavam com frequência, hoje você pode ter a mesma sensação quando outros o criticaram. Separe a crítica construtiva das mensagens de vergonha.
31. No momento em que alguém o envergonha, a raiva é uma reação saudável, poruqe significa que você não aceita o que estão lhe fazendo. Expresse sua raiva de maneira segura, construtiva e respeitosa.
32. Comente com as pessoas as ações que elas praticam sem envergonhá-las. Faça com que saibam o quanto o comportamento delas o magoa e porquê. Sugira que tenham uma atitude mais respeitosa com relação a você e que reconheçam os seus direitos.
33. As pessoas não podem lhe dar autoestima, mas podem apoiá-lo e lhe oferecer o tipo de mensagens positivas que você precisa ouvir e nas quais precisa acreditar. Procure amigos que reconheçam suas boas qualidades e que afirmem amorosamente o seu valor.
34. Liberte-se da vergonha como um modo de vida. Livre dela, você tem condições de ser apenas você - a pessoa única e encantadora que a imaginação de Deus pôs no mundo.
35. Viva a partir do seu centro. É lá que Deus sussurra: "Eu estou sempre com você; você é meu".






terça-feira, 18 de abril de 2017

I jornada médica e multidisciplinar da associação Pestalozzi de Arapiraca

Vagas limitadas!

Ocorrerá no dia 6 de maio no auditório da Unimed

Horário 08h às 12h30 e 13h30 às 17h20

Para profissionais: R$ 70,00
Para pais, cuidadores e estudantes: R$ 50,00

Inscreva-se em: http://www.pestalozziarapiraca.com.br/

Preencha o formulário e participe!!!

Certificado de 10h

sexta-feira, 14 de abril de 2017

EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS

2017 é considerado, pela Astrologia, o ano 1, ano de mudanças (não estou fazendo juízo de valor sobre essa área, nem explanando minha ideia sobre, mas gostei de saber disso, rs). Então, nada melhor que essa passagem bíblica que gosto bastante. Quem me aconselhou a lê-lo foi minha amiga Leia Santos, a quem sou muito grata, que me ajudou bastante.

Capítulo 6, versículos 10 ao 20


A armadura de Deus

10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes  vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da coraça da justiça.
15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16 embaraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito,e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos,
19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho,
20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que em Cristo eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Busca por centro de prevenção ao suicídio cresce 445% após série 13 Reasons Why

‘13 Reasons Why’, produto da Netflix dividido em 13 episódios, trata de bullying e suicídio em escola americana

Segundo especialista, personagem pode servir de entrada para falar de problemas 


SÃO PAULO - Depois da estreia da série 13 Reasons Why, produto da Netflix que trata de bullying e suicídio em uma escola americana, subiu 445% o número de e-mails com pedidos de ajuda recebidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Houve alta ainda de 170% na média diária de visitantes únicos no site. 
Em 13 episódios, o programa retrata a dor de Hannah Baker, adolescente que sofre bullying e grava em fitas os motivos pelos quais teria dado fim à vida. 
Segundo o centro, a maioria das pessoas que está buscando atendimento nos canais do CVV nos últimos dias é jovem e se identifica com a dor da personagem principal. A organização alerta que pais e familiares devem ter um olhar atento para mudanças de comportamento de adolescentes e não hesitar em pedir ajuda profissional. Especialistas ouvidos pelo Estado apontam que adolescentes devem ter acompanhamento de adultos ao assistir a série. 
No site da entidade, que dá apoio psicológico 24 horas por e-mail, chat, skype e telefone, a média diária de 2,5 mil visitantes únicos saltou para 6.770 em abril - a série foi lançada em 31 de março. No domingo, depois que a série foi alvo de críticas nas redes sociais, houve pico: 9.269 pessoas visitaram o site. 
Em relação aos e-mails, entre 1.º e 10 de abril, o CVV registrou 1.840 mensagens, ante 635 no mesmo período de março. De uma média de 55 e-mails diários que chegam ao CVV, nos primeiros dez dias de abril esse número cresceu para mais de 300. Na semana passada, ao menos cem pessoas mencionaram a série.
Presidente do CVV e voluntário há 23 anos, Robert Paris afirma que os jovens têm buscado ajuda da entidade e citam a série por se sentirem tocados pelo conteúdo. “Então, na conversa que temos com essa pessoa, podemos trafegar livremente pelo personagem e por ela. Às vezes, dessa maneira, a pessoa fica mais à vontade para desabafar”, explica.
Paris orienta que os pais devem observar mudanças e comportamento e sempre ter um diálogo aberto. “Pergunte: ‘O que está se passando com você? Posso ajudá-lo? Vamos conversar?’. Às vezes, essas perguntas são mágicas.” 
Em casos de mudança radical no comportamento do jovem, a ajuda profissional é indicada. O CVV, aponta o presidente, serve de “canal para alívio das dores psíquicas dos que precisam conversar”, mas não promove terapia. “Não pode ter aquele tabu de que ajuda profissional é ‘coisa para louco’, aquelas coisas que se dizem popularmente. Esta é a maior barreira à causa de prevenção do suicídio. O assunto tem de ser tratado com naturalidade. Falar é terapêutico.”
Acompanhamento. A grande repercussão de 13 Reasons Why tem levado psicólogos e pedagogos a se posicionarem sobre a série, que vem sendo assistida por estudantes e também pacientes.
A psicóloga e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Luciana Zobel Lapa, que é orientadora educacional da Escola Stance Dual, diz que a série não é adequada para adolescentes que ainda não entraram no ensino médio. Ela também recomenda que os episódios sejam assistidos com acompanhamento dos pais. “Ou, pelo menos, assista primeiro e avalie a pertinência de os filhos assistirem”.
A gerente de Comunicação da Netflix, Amanda Vidigal, disse ao Estado que a empresa teve “total cuidado” ao produzir a série, por tratar de “temas sensíveis”, e destacou que toda a produção contou com apoio de uma consultoria de profissionais da saúde.
"Também foi criado um after show de 30 minutos, exibido após a série, com produtores, atores e esses consultores que falam da importância do tema. Além disso, criamos um site que dá o contato dos grupos de suporte.” Nos três episódios com cenas mais pesadas - 9, 12 e 13 - há alertas para o espectador.

Fonte: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,busca-por-centro-de-prevencao-ao-suicidio-cresce-445-apos-serie-da-netflix,70001734246

Acesse: www.cvv.org.br (Centro de Valorização da Vida)

ALERTA: Desafio da Baleia Azul: Jogo do suicídio chega ao Brasil e já há vítimas.

Alerta aos pais! O jogo da Baleia Azul ficou mundialmente conhecido depois de provocar o suicídio de mais de 100 adolescentes na Rússia.

Atenção pais de todo o Brasil, seus filhos podem estar neste momento correndo risco de morte eminente, isso porque o jogo conhecido como #Baleia Azul, induz os adolescentes ao suicídio. Acredita-se que aproximadamente 130 jovens cometeram suicídio seguindo as orientações de um 'mentor', as mortes foram registradas na Rússia.

Como funciona o jogo do suicídio?


Este jogo é baseado em desafios, os participantes são instruídos por mentores a cumprirem uma espécie de maratona de 50 dias. Estes mentores seriam pessoas mais velhas, com grande poder de persuasão e que são consideradas cibercriminosos.

As mensagens com os desafios diários chegam para os participantes por volta das 4h20 da manhã de forma direta ou através de mensagens subliminares nas redes sociais. Os desafios são sempre macabros, como por exemplo, assistir por horas a fio filmes de terror, subir em telhados ou estruturas muito altas, automutilação, entre outros. No final dos 50 dias o participante e/ou vítima recebe a tarefa derradeira, onde ele deve tirar sua própria vida.


Como os cibercriminosos agem?



Infelizmente o jogo do suicídio chegou ao Brasil e já pode ter feito suas primeiras vítimas, saiba mais aqui.
E são muitos os #Jogos online que provocam os participantes a colocar a vida em risco com desafios absurdos, no dia 16 de outubro de 2016, Gustavo Detter, de 13 anos, morreu no Hospital Ana Costa, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, depois de aceitar um desafio online conhecido como "Choking Game" ou Jogo do Desmaio, uma competição que também faz vítimas pelo mundo afora.
De acordo com o portal de notícias online TecMundo, o jogo da Baleia Azul está se tornando viral em todo o mundo e chegou ao Brasil. Por isso os pais precisam redobrar a atenção em relação ao que os filhos estão fazendo na internet.
Este jogo é baseado em desafios, os participantes são instruídos por mentores a cumprirem uma espécie de maratona de 50 dias. Estes mentores seriam pessoas mais velhas, com grande poder de persuasão e que são consideradas cibercriminosos.
As mensagens com os desafios diários chegam para os participantes por volta das 4h20 da manhã de forma direta ou através de mensagens subliminares nas redes sociais. Os desafios são sempre macabros, como por exemplo, assistir por horas a fio filmes de terror, subir em telhados ou estruturas muito altas, automutilação, entre outros. No final dos 50 dias o participante e/ou vítima recebe a tarefa derradeira, onde ele deve tirar sua própria vida.
O TecMundo teve acesso a imagens que mostram o mentor ameaçando as crianças e adolescentes com seus dados pessoais, como por exemplo, nome completo, escola onde estuda e até mesmo endereço, dados obtidos de maneira criminosa na internet.
Com os dados em mãos o criminoso faz ameaças aos amigos e família da vítima obrigando-a a participar dos desafios, é desta forma que vem agindo um dos cibercriminosos identificado como Victor Moreira que enviou a seguinte tarefa para uma de suas vítimas: "Primeira tarefa: desenhe uma baleia com estilete no braço, depois tire uma foto quando estiver sangrando e me envie". Victor afirmou para o participante que caso não recebessea foto em 10 minutos, ele seria responsável pela morte de seus amigos e familiares.
Isto não é um jogo, é sim uma maneira de cometer um crime hediondo. Se você souber de alguém ou mesmo se você estiver sendo vítima do jogo Baleia Azul, busque ajuda, denuncie à polícia, procure a Delegacia Especializada em #Cibercrime.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Um conselho

Um conselho que dou, quando caírem, levantem logo, pois quando a depressão te pega,você pode se acostumar a ela!!!!!!!!!!!!!

Salve Chico Mendes e os grandes ~e os anônimos ~ que morrem por nós. Salve Odilon :}

Sistema de nomes de domínios (DNS)

Os sites têm um endereço amigável, chamado de URL e um endereço IP. As pessoas usam URLs para localizar sites, mas os computadores usam endereços IP para localizar sites. O DNS converte URLs em endereços IP (e vice-versa). Por exemplo, se você digitar http://www.microsoft.com na barra de endereços no navegador da Web, o computador envia uma solicitação para um servidor DNS. O servidor DNS converte a URL em um endereço IP para que o computador possa localizar o servidor Web da Microsoft.

A última parte da URL é chamada de TLD (nome de domínio de nível superior). Os TLDs identificam tipos diferentes de sites. Estes são alguns TLDs comuns e a finalidade deles:

Domínio de nível superior
Significa
.com
Site comercial (negócios)
.net
site administrativo da Internet
.org
Organização sem fins lucrativos
.gov
órgão do governo dos EUA
.edu
Instituição educacional

Além dos TLDs listados acima, países ou regiões individuais têm seus próprios TLDs. Por exemplo, .ca é o TLD do Canadá.

Fonte: Microsoft

quarta-feira, 12 de abril de 2017

I jornada médica e multidisciplinar da associação Pestalozzi de Arapiraca

Vagas limitadas!

Ocorrerá no dia 6 de maio no auditório da Unimed

Horário 08h às 12h30 e 13h30 às 17h20

Para profissionais: R$ 70,00
Para pais, cuidadores e estudantes: R$ 50,00

Inscreva-se em: http://www.pestalozziarapiraca.com.br/

Preencha o formulário e participe!!!

Certificado de 10h

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Trecho do livro O vendedor de sonhos de Augusto Cury

- Quem é o senhor? De que religião procede? Que corrente de pensamento o alimenta?
Ele olhou para ela e calmamente respondeu:
- Eu não sou religioso, não sou teólogo, não sou filósofo. Sou apenas um caminhante que procura o mais importante endereço, dentro de mim mesmo. Sim, sou apenas um caminhante que outrora colocou seus íntimos e Deus à margem da minha história, mas depois de atravessar o mais árido deserto está descobrindo está descobrindo que Ele é o Artesão da existência.

domingo, 9 de abril de 2017

Uma frase

“Um pássaro pousado em uma árvore nunca tem medo de que um galho se rompa, porque a sua confiança não está no galho… E sim nas suas próprias asas…” (A mente é maravilhosa)

sexta-feira, 7 de abril de 2017

1º Encontro Clube da Leitura de Arapiraca-Alagoas

Será no Bosque das Arapiracas, próximo ao Ginásio João Paulo II.

O objetivo é nos conhecermos e definirmos os rumos do grupo.

Umas 17:15 a gente começa a se apresentar uns aos outros.

Criei o grupo, mas não sou dona dele. Todos podem opinar para a melhoria dos encontros.

Vai ser organizado por mim.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1113775765393771/

Qualquer dúvida: clubedaleitura542017@gmail.com, no grupo https://www.facebook.com/groups/753668724808405/ ou pelas redes sociais dos blogs DATILOGRAFANDO e Constante Presente.

Veja em: https://linktr.ee/bdatilografando

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Resíduos Sólidos - Alagoas

Resíduos Sólidos - Alagoas

"O website de resíduos sólidos foi criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com o propósito de consolidar as informações de resíduos dentro de um instrumento de gestão e também para que a sociedade possa participar da construção da política de resíduos em Alagoas. 
Este instrumento servirá como forma de acompanhamento das ações e atividades de gestão e gerenciamento de resíduos em todo estado, inclusive, apresentando dados e informações de diversos segmentos, sejam eles públicos ou privados.
No site, a sociedade poderá acompanhar a elaboração de programas e projetos, e saber como estão sendo executados, podendo ficar mais próximos das discussões dos planos de gestão e de gerenciamento, além de participar de ações nos municípios."

Coleta Seletiva em Arapiraca:

Associação dos Catadores de Arapiraca - ASCARA
A Associação dos Catadores de Arapiraca (ASCARA) teve suas atividades iniciadas com o cadastro dos catadores em 2010 pelo projeto de extensão Pontos Verdes, que contou com o apoio do Programa Universidade Solidária (Unisol). Além da formação da ASCARA, ocorreu também a estruturação de um galpão equipado com balança e prensa hidráulica para o enfardamento de materiais recicláveis.
Atualmente, a ASCARA é constituída por nove catadores que trabalham efetivamente e possui uma capacidade para vinte e cinco catadores. Os catadores associados recolhem materiais como o papel, papelão, plásticos em geral, garrafas de vidros, ferro, placas de computadores, entre outros.
A coleta atende alguns bairros de Arapiraca, especialmente o centro do município, contando com a parceria de dezoito lojas as quais assinam um termo de compromisso para efetiva participam no projeto.
Presidente: Ednelson Felismino Silva
Secretária: Maria do Socorro
Contato
Telefone:  (82) 99990-4779 / 99937-4629

Uma mensagem para refletir

"Charles Spencer Chaplin
Nascimento: 16 de abril de 1889
Falecimento: 25 de dezembro de 1977
(Com 88 anos)
Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça
Causa da morte: AVC
2. Descanso,
3. Exercício,
4. Dieta,
5. Auto-estima e
6. Amigos.
Você verá a beleza de Deus .....!
Se você vir o Sol ...
Você verá o poder de Deus ...!
E....
Se você ver o espelho, você verá a Melhor Criação de Deus ...!
Somos todos turistas e Deus é o nosso Agente de Viagens que já fixou todas as nossas rotas, reservas e destinos ... Confie nele e desfrute da "Viagem" chamada VIDA ... !!
Viva hoje!!!!

Lembre-se de suas 3 Declarações Sentimentais:
(1) Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.
(2) Eu gosto de andar na chuva, porque ninguém pode ver minhas lágrimas.
(3) O dia mais desperdiçado na vida é o dia em que não rimos.
Os Seis Melhores Médicos do Mundo ....
1. Luz do sol,
Mantê-los em todas as fases da vida e você vai desfrutar de uma vida saudável ...!
Se você ver a Lua ... 
Então, ACREDITE NELE.
A vida é apenas uma!"

Homenagem ao melhor pai do mundo

Quero dedicar este post ao meu pai, José Carlos dos Santos. Esse ser maravilhoso e que sempre investiu no meu estudo e dos meus irmãos.
Esse ser humano que é pai e mãe e que faz muito além do que é para ser feito como pai. Devo tudo a ele. Tudo. Tenho orgulho de tê-lo como pai, bem como ter tido minha falecida mãe como mãe.

São exemplos de seres humanos e a quem eu devo tudo. 

Te amo no fundo do meu coração e um dia nos encontraremos. Se meu DEUS do céu permitir.


Amém!

Clube do Livro - Maceió

Agradeço a divulgação do Clube da Leitura de Arapiraca-Alagoas pelo grupo Clube do Livro - Maceió.

Sou grata.

A fanpage deles: https://www.facebook.com/clubedolivromaceio18/?fref=ts

Obrigada!!!

Depressão no Encontro com Fátima Bernardes

Amanhã o tema do programa global será Depressão. Uma doença considerada o mal do século.

Assistam. Não percam.

Horário do Encontro: 10:48 (horário de Brasília)

O programa começa depois do Bem-estar.

Quem estiver passando por problemas emocionais, acesse O Centro de Valorização da Vida:


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dois programas feito por mim no Small Basic

  O small basic foi desenvolvido pela Microsoft a fim de auxiliar iniciantes em programação.  Como é para iniciantes, não precisa declarar as variáveis. Para baixar o small basic acesse www.smallbasic.com
  A seguir dois programas feito por mim. Eles podem ser visualizados em http://smallbasic.com/program e colocar os código na caixa Program Listing e depois clica em List Program


Programa 1: Código SPH975

TextWindow.WriteLine("Entre com a Primeira nota do aluno:")
Primeira=TextWindow.Read()
TextWindow.WriteLine("Entre com a Segunda nota do aluno:")
Segunda=Textwindow.Read()
TextWindow.WriteLine("Entre com o número de Faltas:")
Faltas=TextWindow.Read()

Soma = Primeira + Segunda
Media = Soma / 2

If Media >= 7 And Faltas <= 25 Then
    TextWindow.WriteLine("A média do aluno foi: " + Media)
    TextWindow.WriteLine("O número de Faltas foi: " + Faltas)
    TextWindow.WriteLine("Aluno APROVADO!")
  Else
    TextWindow.WriteLine("A média do aluno foi: " + Media)
    TextWindow.WriteLine("O número de Faltas foi: " + Faltas)
    TextWindow.WriteLine("Aluno REPROVADO!")
EndIf


Programa 2: Código NBQ641

GraphicsWindow.MouseMove = QuandoOMouseSeMover

Sub QuandoOMouseSeMover
  x = GraphicsWindow.MouseX
  y = GraphicsWindow.MouseY

  If (Mouse.IsLeftButtonDown) Then
    GraphicsWindow.BrushColor = "Blue"
    GraphicsWindow.FillEllipse(x,y,10,10)
  EndIf

  If (Mouse.IsRightButtonDown) Then
    GraphicsWindow.BrushColor="White"
    GraphicsWindow.FillEllipse(x,y,10,10)
  EndIf

EndSub


As mais populares linguagem de programação na atualidade são: Java, C, C++, PHP, Python, Visual Basic.

É praticamente impossível dominar todas e bons programadores sabem programar relativamente bem em três ou quatro.